jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2019

O Tenebroso Início da Advocacia e a Necessidade de Ser Paciente Com o Tempo

Medo, insegurança e vontade de desistir: Os fantasmas que assombram o jovem advogado e o papel de um dos grandes Senhores do Universo - O Tempo.

Aline Vieira de Almeida, Advogado
há 5 meses

É mais que notório que os desafios do advogado recém-formado são enormes e os fantasmas da insegurança e do medo insistem em permanecer sempre por perto.

Na verdade, essa insegurança começa a permear já na reta final da faculdade e acaba sendo agravada com o enfrentamento de algumas questões inevitáveis, como o trabalho de conclusão de curso e o fim do estágio remunerado - sim, há grande preocupação com o término do estágio, afinal, boa parte dos estudantes mantém-se com ele.

Nessas horas, contamos com o apoio de amigos e familiares, mas não há frase clichê que alivie a tensão e não há ninguém que de fato possa ajudar. Por essa razão, o melhor a se fazer é enfrentar o momento com cautela e organização, já que não é possível corrermos de um rito que, embora passageiro, é necessário.

Bom, podemos dizer que ate existe alguém capaz de nos ajudar nos momentos de insegurança e medo no início da vida profissional. Mas, obviamente, esse alguém não costuma ter muita pressa. Ele se chama Tempo.

O início da vida profissional, especialmente na advocacia, exige paciência e compreensão com uma força que definitivamente não está em nossas mãos. Da conquista dos primeiros clientes, até o primeiro retorno financeiro significante, leva tempo, e é preciso aguardar e confiar.

Afinal, nenhum resultado cai do céu de uma hora para outra. É preciso ter persistência na busca de grandes feitos, entender que todo sacrifício é necessário e, talvez aqui, more o meu clichê preferido: ''A paciência é a mais heroica das virtudes, justamente por não ter nenhuma aparência heroica'' Giacomo leopardi.

Digo isso porque, da forma mais dolorosa, venho aprendendo que não adianta emburrar, xingar ou querer desistir. Neste último caso, tornaria tudo até pior, mas acontece com frequência, pois, qual advogado iniciante nunca pensou em largar tudo para procurar emprego em outra área?

Mesmo ainda assombrada com os fantasmas do medo e da insegurança, sempre me pergunto se seria viável desistir sem tentar. Veja que as dificuldades do início da carreira são as mesmas para todos e, dando uma de Julius, (essa é para fãs de Todo Mundo Odeia o Chris - Rs): ''imagine se os grandes advogados deste país desistissem?'' Com toda certeza, até eles já pensaram nisso, mas observaram que é preciso insistir e trabalhar duro. É preciso, simplesmente, ter paciência com o Tempo. A vida é um eterno ciclo, se você não ficar inerte, o retorno certamente virá. Persista.


Por Aline Vieira de Almeida

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Obrigado, Dra.

Uma dose de animo sempre será recebida com esperança e entusiasmo. continuar lendo

Estamos juntos na caminhada! Grande abraço... continuar lendo

Ânimo, determinação, cara de paisagem em muitas situações.
Tudo isto funciona.
Sim, não esqueça de uma pitada diária de fé e ação!

Gostei muito do seu artigo!
Ganhou uma nova seguidora, viu?
Um abraço, cara Dra Aline!

Seu primeiro texto veio com tudo!
O Brasil e o leitor Jusbrasil agradecem!
Seja muito bem vinda! continuar lendo

Dra. Fátima, que honra receber o seu comentário. Muito obrigada pelo feedback! Me deixou mais feliz e revigorada.

A partir de agora passo a te seguir, sei que muito me acrescentará!

Mais uma vez, obrigada! Grande abraço... continuar lendo

Excelente texto Dra Aline!
Estou no primeiro ano de escritório físico e compatilho de todos os sentimentos expressos neste artigo. Tenho me apoiado na perseverança e paciência, não penso em desistir, mas de fato não é fácil! Mas nunca disseram que seria não é?
Muito sucesso na carreira. Ganhou mais um seguidor. continuar lendo

Obrigada, Dr. Jean! Todo início é difícil, nos resta lutar e persistir. No final, o sacrifício valerá a pena. Estamos juntos na caminhada! Grande abraço e sucesso!! continuar lendo

Saudações Dra. Aline Vieira de Almeida, lhe parabenizo pelo vibrante escrito. Ele dialoga com os espíritos, anseios e assombros inconfessos de muitos colegas de profissão. Receba meus melhores votos de boa fortuna. Te provas resoluta em pontuar os percalços pelos quais tem passado e a partir dos quais tem tido para si um compromisso muito claro em ser maior e melhor, justamente, por confrontar as desventuras, os medos e fracassos, sem lhes dar as costas ou ignorar as chances ou oportunidades que daí surgem. Oportunidades pessoais e profissionais. Parabéns pela sua sensibilidade, clareza e sapiência. Por pensar como pensas, és um exemplo. Sucesso. Nada nos prepara tão bem para viver as nossas vidas profissionais quanto o dia a dia. continuar lendo

Dr. Felipe, te agradeço imensamente pelo excepcional comentário. Sem dúvida, seus dizeres complementaram com maestria o meu texto! Que sejamos sempre perseverantes na árdua caminhada da advocacia, pois, certamente, valerá a pena. Novamente, meus sinceros agradecimentos a sua pessoa. Grande abraço.... continuar lendo